
O Governo do Paraná confirmou a contratação de mais de 5 mil profissionais por meio de concursos públicos até o fim de 2025. As autorizações foram formalizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que assinou dois despachos nesta semana. Um trata da área de segurança pública, e o outro abrange carreiras civis do Estado, ambos com aval da Comissão de Política Salarial.
As medidas envolvem a autorização para 2.241 cargos civis, incluindo 503 ampliações de vagas em concursos em andamento do Quadro Próprio do Poder Executivo, além de novos certames para órgãos como o IDR-Paraná, Secretaria da Fazenda e Agepar. Para a área da segurança, os concursos abrangerão a Polícia Civil e a Polícia Militar.
A expectativa é de que 5.489 profissionais sejam contratados ao longo de 2025, considerando as nomeações já iniciadas, os concursos em andamento e os previstos.
Entre os cargos autorizados estão:
-
274 vagas para policiais civis (Quadro de Polícia Judiciária);
-
44 para delegados de polícia;
-
38 para papiloscopistas;
-
132 técnicos de perícia oficial;
-
50 agentes fazendários;
-
50 auditores fiscais;
-
20 cadetes para o Corpo de Bombeiros;
-
90 cadetes e 2.000 praças para a Polícia Militar;
-
Mais de 1.000 profissionais para o Quadro Próprio do Poder Executivo;
-
Especialistas em regulação para a Agepar.
Na área da saúde prisional, o Complexo Médico Penal contará com 132 novos profissionais, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. Atualmente, esse trabalho é realizado por 145 servidores temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). A unidade atende cerca de 600 presos com necessidades de saúde em regime fechado.
Na Polícia Civil, os novos servidores contribuirão para melhorar o atendimento nas delegacias e reforçar a perícia papiloscópica, especialmente em locais de crime com morte. Já no Corpo de Bombeiros, os efetivos reforçarão os novos comandos regionais em Maringá (4º) e Ponta Grossa (5º).
Também foram autorizados concursos importantes para o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e para a Secretaria da Fazenda. O concurso do IDR foi anunciado durante o Show Rural, em Cascavel, e atenderá diretamente os produtores rurais. Já o concurso para auditor fiscal da Receita Estadual terá provas no próximo domingo, com alta concorrência: são 346 candidatos por vaga.
As novas contratações visam fortalecer os serviços públicos em áreas estratégicas e responder a demandas históricas da população e da istração estadual.