União da Vitória e Bituruna estão entre alvos de operação por cargas irregulares

Força-tarefa estadual combate transporte de cargas sem nota no Sul do Paraná

·
Atualizado há 5 dias

Foto: Receita Estadual

Mais de R$ 2,6 milhões em mercadorias sem nota fiscal ou com documentação irregular foram apreendidos em uma grande operação fiscal realizada entre os dias 12 e 16 de maio no Sul do Paraná. A ação foi conduzida pela Receita Estadual, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Polícia Militar.

Ao todo, foram lavrados 79 autos de infração, que somam R$ 619,7 mil em multas e tributos devidos. As fiscalizações ocorreram em 12 municípios, com União da Vitória e Bituruna se destacando entre as cidades com maior volume de ocorrências e autuações.

Segundo o delegado da Receita Estadual de Guarapuava, Geraldo Elias Limberger, as principais infrações envolveram cargas de gado bovino, suínos, milho, fumo em folha, aveia e feijão. Após a identificação dos infratores e aplicação das penalidades, as mercadorias foram liberadas.

Já a Adapar concentrou seus esforços na identificação de irregularidades sanitárias, como o contrabando de agrotóxicos, falsificação de fertilizantes, comércio irregular de mudas e transporte de animais sem Guia de Trânsito Animal (GTA) e documentação obrigatória. A maioria das ocorrências registradas diz respeito ao trânsito agropecuário sem documentação adequada.

A agência destacou que operações como essa são fundamentais para garantir a rastreabilidade e a sanidade dos rebanhos, além de preservar a qualidade dos insumos agrícolas utilizados no estado.

Participaram ainda do trabalho de campo policiais do 27º Batalhão da Polícia Militar e da Companhia Independente de Laranjeiras do Sul, que deram e às abordagens e fiscalizações em estradas e propriedades rurais.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!