João Marcos Buch toma posse como Desembargador do TJSC

Natural de Porto União, o magistrado foi empossado na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis

·
Atualizado há 3 meses

(Foto: Cristiano Estrela / NCI TJSC).

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou, na tarde desta sexta-feira, 7 de março, o juiz de direito de 2º grau João Marcos Buch no cargo de desembargador. A cerimônia foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis.

Em sua fala, o magistrado registrou reflexões e momentos de sua trajetória, com destaque para o período como juiz da Vara de Execução Penal e corregedor do sistema prisional em ville.

“A desistência não lhe pertencia, não havia escolha, o caminho dos direitos humanos era irrenunciável. Guardou suas dores, suas abertas feridas, suas angústias, botou tudo no bolso e foi cuidar das dores, feridas e angústias dos outros. As inspeções às unidades prisionais tornaram-se mais frequentes, semanais, às vezes diárias. Nessas inspeções, que ele preferia chamar de visitas, a entrada na prisão não se resumia aos setores istrativos. Ele fazia questão de conversar com os trabalhadores do sistema, desde aqueles da saúde, da educação, até os de segurança e controle. Principalmente, ele transitava entre os miseráveis, maltrapilhos e maltratados detentos, ouvia suas dúvidas, suas queixas, suas esperanças”, relembrou.

A solenidade contou com a presença de desembargadores, juízes, representantes da Justiça Federal e do Trabalho, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, além de autoridades do Executivo e Legislativo estadual e municipal.

Trajetória

Natural de Porto União, João Marcos Buch formou-se bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1992. É mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entrou na carreira da magistratura em julho de 1994. Atuou como juiz substituto nas comarcas de Florianópolis, Santa Cecília, Rio Negrinho, ville, Imbituba e São Francisco do Sul, e como juiz titular nas comarcas de Quilombo, Canoinhas e ville. Já integrou o grupo temático de persecução penal da ENASP (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) e o núcleo de execução penal do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF). Atuou como juiz auxiliar em inspeções no sistema prisional pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2023, foi promovido a juiz de direito de 2º grau.

Fotos: Cristiano Estrela / NCI TJSC

 

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!