O biólogo e divulgador científico Atila Iamarino está liderando uma série de seminários pelo Paraná e sul do Mato Grosso do Sul com o tema “Mudanças Climáticas e COP30”, promovidos pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec. A iniciativa inclui 21 encontros que abrangem mais de 400 municípios vinculados aos Núcleos de Cooperação Socioambiental.
Na última semana, os seminários aram por Perobal, Paranavaí, Cianorte e Maringá (PR). Iamarino apresenta dados científicos sobre o aquecimento global causado por atividades humanas e discute as consequências ambientais dessas ações, como o aumento de eventos climáticos extremos. Ele também destaca a importância da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Brasil em 2025.
“Sabemos que o clima está mudando, e a única explicação plausível é a ação humana, especialmente pela emissão de dióxido de carbono”, afirma o biólogo. Ele alerta que parte das mudanças já é irreversível, mas reforça que ainda é possível reverter alguns danos com a redução de emissões e a adoção de práticas sustentáveis.
A participação nos eventos tem sido expressiva. A engenheira ambiental Juliane Magersky, do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), ressaltou a importância dos dados apresentados no seminário realizado em Paranavaí. Em Maringá, a professora Suelen Cristina Huber apresentou um projeto de desidratador solar de frutas, destacando a ligação entre práticas sustentáveis e a mitigação dos efeitos climáticos.
Estudantes também se engajaram nas discussões. Paulo Mendonça Rodrigues e Natalie Fernanda Lopes de Souza, do Instituto de Educação Estadual de Maringá, enfatizaram o impacto das palestras em sua percepção sobre a urgência do tema e a importância de ações individuais e coletivas.
Os seminários fazem parte do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, dentro do programa Itaipu Mais que Energia, e estão alinhados às políticas públicas federais de combate à crise climática. As ações contam com o apoio de prefeituras, universidades e instituições locais.
A próxima etapa da programação acontece em Ponta Porã (MS), nesta quarta-feira (30). Em maio e junho, os seminários continuam em diversas cidades paranaenses. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/evento/seminario-de-mudancas-climaticas-e-cop-30/2901573.