Itaipu seleciona 689 projetos sociais que beneficiarão mais de 310 mil pessoas

Edital da Binacional contempla iniciativas em 249 municípios do Paraná e do MS; APAE de União da Vitória está entre as entidades contempladas

·
Atualizado há 4 semanas

Mais de 310 mil pessoas serão diretamente beneficiadas por projetos sociais escolhidos no Edital de Seleção de Propostas nº 01/2024, promovido pela Itaipu Binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia. A iniciativa contempla 689 projetos de organizações sociais em 249 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. Entre as entidades selecionadas está a APAE de União da Vitória, referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, durante o II Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), em Curitiba. De um total de 1.666 propostas recebidas, 55% foram contempladas nesta primeira chamada, com previsão de uma nova etapa de resultados no segundo semestre.

Os projetos foram avaliados com base na aderência a quatro eixos prioritários: conservação da biodiversidade, desenvolvimento comunitário, produção sustentável e saúde e bem-estar social. Também foram priorizadas ações voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade, como povos originários, mulheres, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e agricultores familiares.

Segundo Verri, o objetivo é fortalecer a atuação dessas organizações. “Além de gerar energia limpa em grande escala, nossa missão é também promover o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai”, afirmou. Ele ressaltou que as verbas poderão ser usadas em reformas, aquisição de equipamentos, veículos elétricos, sistemas de energia solar, entre outros investimentos.

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), de Curitiba, também foi contemplada. A presidente da entidade, Sirley De Nez, celebrou a conquista. “Esse recurso é fundamental para continuarmos o acolhimento às crianças e adolescentes com câncer. Nosso projeto contempla a reforma dos quartos de isolamento pós-transplante de medula óssea”, explicou. Em 2024, a APACN realizou 78 acolhimentos e atendeu mais de 1.100 pessoas.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou que a concessão de recursos por meio de edital foi uma ação inédita, ampliando a transparência e democratizando o o aos investimentos sociais da empresa. “Estamos fortalecendo entidades que lidam diretamente com conservação ambiental e com pessoas em vulnerabilidade”, declarou.

As organizações contempladas serão contatadas pela Caixa Econômica Federal, parceira no edital, para formalização dos contratos. A lista completa dos projetos aprovados está disponível no site oficial da Itaipu:
www.itaipu.gov.br/sustentabilidade/itaipu-mais-que-energia

O programa Itaipu Mais que Energia inclui ainda outras ações de impacto social e ambiental, como educação ambiental, capacitação de servidores e projetos de inclusão, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 434 municípios da área prioritária da Itaipu.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!