A Itaipu Binacional foi homenageada com o Prêmio Milestone, concedido pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), uma das entidades de engenharia mais prestigiadas do mundo. A cerimônia de entrega ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório do Edifício de Produção da usina, reunindo diretores, funcionários e representantes do instituto.
O IEEE reconheceu os 41 anos de operação da hidrelétrica e seu impacto positivo na sociedade, especialmente por evitar a emissão de 100 milhões de toneladas de carbono na atmosfera. O prêmio destaca realizações técnicas que beneficiam a humanidade e já homenageou obras como o Canal do Panamá e o sistema de computação da missão Apollo, da Nasa.
Segundo o presidente da Região 9 do IEEE, Alberto Sanchez, que cobre América Latina e Caribe, o prêmio representa um marco global da engenharia. Para o diretor técnico da Itaipu, Hugo Zarate, esse reconhecimento eleva a posição da empresa no cenário internacional. Já o diretor executivo técnico, Renato Sacramento, ressaltou a importância de manter a excelência em meio aos novos desafios tecnológicos.
Criado em 1983, o Prêmio Milestone valoriza inovações com pelo menos 25 anos de impacto regional ou global. Com sede nos EUA, o IEEE possui mais de 450 mil membros ao redor do mundo, organizados em 10 regiões, sendo a 9ª responsável por 36 seções, incluindo Brasil e Paraguai.