A Itaipu Binacional comemorou nesta segunda-feira (28) o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, com uma cerimônia dedicada à valorização da cultura de prevenção de acidentes e promoção do bem-estar dos empregados. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com apoio do Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, o evento reuniu diretores, gerentes, empregados e convidados, com transmissão por videoconferência para toda a empresa.
Durante a abertura, o diretor istrativo Iggor Gomes Rocha, representando o diretor-geral brasileiro Enio Verri, destacou o pioneirismo da empresa na área de segurança e a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles ligados à saúde e ao trabalho decente. “A Itaipu é um oásis no cenário nacional, referência no setor elétrico”, afirmou Rocha.
O diretor técnico Hugo Zárate, representando o diretor-geral paraguaio Justo Zacarías Irún, enfatizou que a segurança é um princípio norteador na Itaipu. “Cada um tem a responsabilidade de cuidar de si e dos outros, garantindo que todos retornem para casa em segurança”, declarou.
O presidente eleito da CIPA para o biênio 2025/2026, Crhistian Carreras, reforçou que o Dia Mundial é um chamado à ação contínua para construir ambientes de trabalho cada vez mais seguros. Segundo ele, é o momento de renovar a determinação de minimizar riscos e priorizar a segurança em todas as atividades.
Vidas em equilíbrio: foco da SIPAT 2025
O tema central da cerimônia, “Vidas em Equilíbrio”, também será o eixo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), prevista para outubro. A vice-presidente da CIPA, Carla Suellen Martins, ressaltou a crescente preocupação com a saúde mental, citando dados do Ministério da Previdência Social: somente em 2024, o Brasil registrou 470 mil afastamentos por transtornos mentais.
Carla destacou as ações da Itaipu, como o programa Saudavelmente, que já atua de forma integrada na promoção da saúde mental. “Queremos promover uma reflexão sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e os impactos das escolhas diárias na saúde”, afirmou.
O gerente da Divisão de Medicina do Trabalho, Elton Antonio Valentini, abordou o conceito de homeostase como metáfora para o equilíbrio na vida e na preservação ambiental. Ele também ressaltou a continuidade das ações educativas da CIPA, focadas em saúde integral.
O evento foi encerrado com a palestra do psicólogo clínico Gustavo Piñeiro, que reforçou a importância do equilíbrio para a manutenção da saúde mental.
Desde sua construção, em 1975, a Itaipu Binacional mantém firme seu compromisso com a segurança do trabalho, sendo pioneira na criação de normas que influenciaram legislações no Brasil e no Paraguai. A CIPA, que alterna sua presidência entre brasileiros e paraguaios a cada biênio, segue liderando iniciativas em prol de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
Participaram da cerimônia o diretor jurídico brasileiro Luiz Fernando Delazari, o diretor técnico executivo brasileiro Renato Sacramento e representantes de diversas áreas das duas margens da empresa.