
O município de União da Vitória recebeu nesta quinta-feira, 13, um dos encontros do Núcleos de Cooperação Socioambiental em 2025, promovidos pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio do programa Itaipu Mais que Energia e Governo Federal. O encontro foi realizado no auditório da UNESPAR — Universidade Estadual do Paraná.
Durante o dia, os participantes ligados a diversas entidades como produtores rurais, instituições de ensino e associações de moradores, puderam debater ações que visam o desenvolvimento da região, com destaque para mudanças climáticas.
Os Núcleos
Em uma iniciativa inovadora, a usina de Itaipu deu origem aos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental em 2024, por meio do programa Itaipu Mais que Energia. Essa ação é alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social.
A iniciativa abrange 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina. Esses núcleos funcionam como espaços de escuta ativa, formativos e educacionais, baseados na metodologia da governança participativa.
O objetivo é mobilizar instituições parceiras para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.