Conclave, votação para eleger o novo Papa, terá início em 07 de maio

·
Atualizado há 4 semanas

Em uma reunião dos Cardeais realizada nesta segunda-feira, 28, foi decidido que o Conclave, votação que elegerá o novo Papa, terá início na próxima quarta-feira, 07 de maio. A informação foi confirmada pela imprensa do Vaticano nas redes sociais.

Conclave, votação para eleger o novo Papa, terá início em 07 de maio
Foto: Vatican News/X

Neste ano, 135 cardeais se reunirão para decidir quem será o novo pontífice. Segundo as regras, apenas aqueles com menos de 80 anos podem votar.

Apesar de a data de início do Conclave ter sido definida, não há previsão sobre quando será revelado o novo Papa, visto que a eleição não tem data pré-definida para acabar. 

No período de Conclave, os cardeais ficam confinados e incomunicáveis com o exterior. As votações ocorrem na Capela Sistina, em até quatro sessões por dia, sendo duas pela manhã e duas à tarde. Se, após três dias de votação, ainda não houver um eleito, o Conclave é pausado durante 24h para um período de orações. Outra pausa é convocada após mais sete sessões sem um eleito.

Após 34 votações, se ainda não houver uma decisão, os dois mais votados da última rodada disputam uma espécie de segundo turno. 

Para ser eleito, um cardeal precisa receber o voto de, pelo menos, dois terços dos eleitores, em qualquer cenário de votação. Os votos são secretos, depositados em cédulas de papel que são queimadas após cada sessão de votação. Dessa destruição das cédulas sai a simbólica fumaça das chaminés da Capela Sistina. Se ela tiver cor branca, significa que a Igreja Católica tem um novo Papa.

*Com informações G1

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!