Declaração pré-preenchida do IR já é usada por quase metade dos contribuintes

Modalidade representa 46% das entregas em 2025 e garante mais agilidade, segurança e prioridade na restituição, segundo o governo federal

·
Atualizado há 4 semanas

(Foto: Arte/Agência Brasil).

Das mais de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025 já entregues à Receita Federal até esta quinta-feira (24), 46% foram feitas por meio da declaração pré-preenchida, ível com conta Prata ou Ouro no Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o número representa crescimento em relação a 2024, quando a modalidade foi utilizada por 41% dos declarantes.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (25), o MGI destacou os benefícios da plataforma, como a segurança na identificação dos usuários e a praticidade no preenchimento da declaração. A pasta recomenda ainda a ativação da verificação em duas etapas para aumentar a proteção na hora do .

“O uso da declaração pré-preenchida está alinhado aos princípios do governo digital e busca melhorar a experiência do cidadão nos serviços oferecidos pelo Gov.br”, afirmou o ministério.

O uso da funcionalidade tem aumentado ano a ano: de 7% das declarações em 2022, ou para 41% em 2024. A expectativa da Receita Federal é que, em 2025, mais de 26 milhões de declarações sejam entregues nesse formato, o que representa 57% do total estimado.

A declaração pré-preenchida fornece automaticamente dados como:

  • Rendimentos informados na Dirf, Dimob e Dmed;

  • Informações do Carnê-Leão Web;

  • Rendimentos isentos por moléstia grave;

  • Juros, saldos bancários e restituições;

  • Investimentos e imóveis adquiridos;

  • Doações, criptoativos e contas no exterior;

  • Contribuições à previdência privada.

Apesar da praticidade, a Receita orienta que o contribuinte mantenha todos os documentos à mão para conferir as informações e corrigir eventuais divergências.

O prazo para envio da declaração do IR 2025 vai até 30 de maio, às 23h59min59s.

Além de agilizar o preenchimento, a declaração pré-preenchida também oferece prioridade no recebimento da restituição. A data de entrega continua sendo um dos principais critérios, junto com os previstos em lei — como idosos e professores —, mas o uso do modelo pré-preenchido e a opção por receber via Pix ajudam a antecipar o pagamento.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!