
Abril no Paraná é caracterizado por chuvas intensas no Oeste, Sudoeste e Litoral, enquanto o Vale do Ribeira e o Norte Pioneiro costumam ter precipitações reduzidas. As temperaturas médias variam de 15°C no Sul a 23°C no Oeste e Noroeste. No entanto, a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para abril de 2025 indica padrões diferentes: menos chuva no Interior e temperaturas mais altas na metade Norte do Estado.
Chuvas se concentram no início do mês
Segundo o meteorologista Samuel Braun, a maior parte da chuva ocorrerá nos primeiros dez dias do mês, impulsionada por um sistema frontal no Sul do país. “Embora esse sistema não avance diretamente sobre o Paraná, ele favorecerá a formação de linhas de instabilidade. As frentes frias serão mais frequentes, trazendo dias abafados e chuvas, especialmente nas tardes, com possibilidade de temporais”, explica Braun.
Distribuição das chuvas em abril
Historicamente, os maiores volumes de chuva são registrados no Oeste, Sudoeste e Litoral, enquanto o Vale do Ribeira e o Norte Pioneiro apresentam índices menores. A média histórica de precipitação em abril é:
- Cascavel: 140 mm
- Guaraqueçaba: 190 mm
- Londrina: 87 mm
- Curitiba: 84 mm
Para 2025, a previsão é de chuvas dentro da média no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. No Interior, entretanto, os volumes ficarão abaixo da média, o que pode impactar a agricultura, especialmente no Norte do Estado, onde a média histórica já é baixa (entre 80 mm e 100 mm). No Oeste e Sudoeste, apesar da redução em relação à média, a expectativa é de chuvas mais frequentes que em março, o que pode amenizar os efeitos da seca para os agricultores.
Temperaturas em elevação
As menores temperaturas de abril costumam ser registradas no Centro-Sul do Estado, com média de 15°C, mínimas entre 10°C e 12°C e máximas até 22°C. Em Curitiba, a temperatura média é de 17°C, com mínimas de 13°C e máximas de 23°C.
As regiões mais quentes do Estado são o Oeste e Noroeste, onde as médias ficam entre 23°C e 24°C, com mínimas de 17°C a 19°C e máximas chegando a 31°C.
Para abril de 2025, o Simepar prevê temperaturas acima da média no Norte do Estado, enquanto no Sul devem permanecer dentro dos padrões históricos, proporcionando períodos de clima mais ameno. As primeiras massas de ar frio que podem reduzir significativamente as temperaturas devem chegar apenas no fim do mês, e a possibilidade de geadas em abril é considerada baixa.
Com padrões climáticos diferentes da média histórica, abril de 2025 exige atenção especial dos agricultores e da população para os impactos da estiagem e das temperaturas elevadas.