Frio intenso antecipa a primeira geada de 2025 no Paraná

Com temperaturas próximas de 5°C, estados do Sul registram risco de geada já nesta terça-feira (29); Simepar confirma condições meteorológicas ideais para o fenômeno

·
Atualizado há 4 semanas

Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR

A formação de geada exige condições meteorológicas específicas, quase como uma receita de bolo que precisa dos ingredientes certos. Para que ocorra, são necessários céu claro, baixa umidade relativa do ar, ausência de vento e temperaturas inferiores a 5°C. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), todas essas condições devem se alinhar na manhã desta terça-feira (29), marcando a primeira geada de 2025.

As mudanças no clima começaram já nesta segunda-feira (28). As temperaturas mínimas deverão ser registradas à noite, e não ao amanhecer, como de costume. “O avanço de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste trouxe mudanças no tempo no Paraná”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. “Hoje, haverá maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de garoa e chuva fraca. A temperatura já começa a cair em todas as regiões”, acrescenta.

Uma massa de ar frio e seco predominará sobre os estados da Região Sul ao longo da semana, mantendo o tempo estável e proporcionando uma grande amplitude térmica — madrugadas frias e tardes amenas ou quentes. Esta terça-feira, no entanto, terá temperaturas ainda mais baixas do que as já observadas neste ano, e várias cidades podem registrar seus menores índices térmicos até o momento.

“Diferentemente de outras frentes frias recentes, desta vez a retaguarda vem acompanhada por uma massa de ar polar, com características de frio e secura típicas do outono, já próximo ao inverno”, detalha Júlia.

Regiões mais afetadas

No Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros devem marcar abaixo dos 10°C. Em cidades como Pinhão e Guarapuava, as temperaturas podem chegar a 5°C ou 6°C nas primeiras horas do dia. No Norte do Estado, as mínimas devem variar entre 11°C e 13°C.

O destaque é para o setor Sul do Paraná, onde municípios como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão registrar mínimas próximas de 5°C, aumentando o risco de formação de geada.

“Entre terça e quinta-feira, existe possibilidade de geada fraca ao amanhecer, especialmente na terça, devido ao predomínio do céu claro”, explica Júlia Munhoz.

A partir de quarta-feira, o aumento da nebulosidade deve reduzir o risco, mas ele não será totalmente descartado, especialmente nas regiões mais ao Sul e no interior.

Na terça-feira à tarde, as máximas devem variar entre 20°C e 23°C na maior parte do Estado, chegando a 25°C e 26°C nas regiões Norte e Oeste. A tendência é de gradual elevação das máximas ao longo da semana, com temperaturas próximas a 28°C em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado até sexta-feira (3).

Alerta Geada entra em operação

Com a previsão de geadas mais frequentes a partir de maio, o IDR-Paraná e o Simepar ativarão, já na próxima semana, o serviço “Alerta Geada”, em funcionamento desde 1995. O objetivo é avisar agricultores e a população sobre a possibilidade de ocorrência de geadas com até 48 horas de antecedência.

Sobre o Simepar

O Simepar opera uma rede de 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece dados essenciais para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, monitorando situações de risco, como chuvas intensas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

Previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses, incluindo temperaturas, índices de umidade e previsão de vento, podem ser consultadas no site oficial www.simepar.br, com duas atualizações diárias.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!