O projeto “Autismo em Diálogo: Construindo uma Rede de Inclusão” será realizado nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2025, das 19h às 22h, no SENAC de Porto União. O evento é gratuito, aberto à comunidade e tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com autismo, por meio do diálogo entre políticas públicas, saúde, educação e sociedade.
Durante os três dias, a programação será dividida por temas específicos, voltados a diferentes públicos. Palestras e mesas-redondas reunirão profissionais das áreas do Direito, Saúde e Educação para discutir desafios e estratégias de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Comunidade, famílias e educadores são os públicos-alvo
No primeiro dia (2/6), o foco será a comunidade em geral, com o tema “Políticas Públicas, Direitos e Saúde no Autismo”. As advogadas Heyla Thais Gurski e Karla Goslar abordarão os direitos legais das pessoas com TEA. A programação inclui uma mesa-redonda com representantes das secretarias municipais de Saúde e Educação, além de autoridades locais.
O segundo dia (3/6) será dedicado a pais, responsáveis e familiares, com o tema “Saúde Mental, Diagnóstico e Comorbidades”. A psicóloga Franciele de Oliveira, a nutricionista Liviti Cerri Carbonar e a neuropediatra Dra. Rita Mendes discutirão o diagnóstico precoce, comorbidades e o papel da família no cuidado à pessoa autista.
Já o terceiro dia (4/6) será voltado a professores e profissionais da educação, com o tema “Educação Inclusiva, Família e Sociedade”. A estudante de Psiquiatria Giorgia Rockenbach falará sobre aspectos psiquiátricos do TEA e suas implicações na vida adulta. A noite será encerrada com um debate sobre sexualidade, mercado de trabalho, tecnologias assistivas e o papel da escola na transição para a vida adulta.
Também haverá uma palestra com a Dra. Stephanie Rossetto, com o tema: Intervenção Precoce e acompanhamento Multidisciplinar: Impactos no Desenvolvimento Global do Autista. Ainda, comRoberto Itamar Farias, com o tema: Cuidando de quem cuida.
O projeto reafirma o compromisso com a valorização da diversidade, a conscientização sobre o autismo e a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.