A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aderiu à campanha nacional “24h pelo Glaucoma” e manterá sua sede iluminada com luzes verdes até o dia 31 de maio. A ação visa chamar a atenção da população para os riscos do glaucoma, doença silenciosa que afeta entre 1% e 2% das pessoas com mais de 40 anos em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Principal causa de cegueira irreversível, o glaucoma é caracterizado pela elevação da pressão intraocular (PIO), que danifica progressivamente o nervo óptico. O problema se desenvolve de forma lenta e, muitas vezes, assintomática, sendo detectado geralmente em estágios avançados, quando o paciente já começa a perder a visão periférica.

Promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), a campanha reforça a necessidade de manter uma rotina de exames oftalmológicos. “Compreender o valor da pressão intraocular e acompanhar suas variações pode ser decisivo para evitar danos permanentes à visão”, alerta o vice-presidente da SBG, Roberto Murad Vessani.
A maratona “24h pelo Glaucoma” será realizada no dia 24 de maio, em formato online, e incluirá debates sobre causas, sintomas, tipos de glaucoma, métodos de diagnóstico e tratamentos. O evento pode ser acompanhado pelo site oficial da campanha (www.24hpeloglaucoma.com.br) e no YouTube.
No Paraná, o alerta sobre doenças que causam cegueira é ampliado com a campanha Abril Marrom, instituída pela Lei Estadual nº 19.097/2017. Durante o mês, são realizadas ações de conscientização sobre a importância da prevenção, tratamento e reabilitação visual. A cor marrom foi escolhida por ser a mais comum na íris dos brasileiros, simbolizando o olhar da maioria da população.