Um operário de 26 anos morreu nesta terça-feira (13) após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava na construção de uma usina de energia solar na zona rural de Colorado, no norte do Paraná.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele atuava próximo a um transformador quando foi atingido pela eletricidade. Um segundo funcionário, que também participava da obra, teve ferimentos leves por estar em uma área subterrânea no momento do acidente.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi acionada para interromper o fornecimento de energia na usina e em propriedades vizinhas, a fim de garantir a segurança da equipe de resgate.
“Como toda a estrutura era metálica, havia risco de continuidade da corrente elétrica. Só após o desligamento total foi possível ar o local e resgatar o trabalhador que sobreviveu. Também foi necessário acalmá-lo, pois ele presenciava o corpo do colega sem vida”, explicou a médica do Samu, Gabriela Vidotto.
Segundo a Defesa Civil, o transformador pode operar com tensão de até 34 mil volts. No entanto, ainda não foi determinada a intensidade exata da descarga que atingiu os trabalhadores.
A Polícia Civil do Paraná informou que abrirá inquérito para investigar se houve negligência ou imprudência por parte da empresa responsável pela usina.
O portal g1 tentou contato com representantes da empresa para obter posicionamento oficial, mas, até o momento não obteve sucesso.