Itaipu divulgará resultado de edital para organizações sociais em 30 de abril

Com 1.666 projetos inscritos, seleção do edital “Mais que Energia” é adiada para o fim do mês; resultado será publicado no site oficial da binacional

·
Atualizado há 1 mês

A Itaipu Binacional divulgará no próximo dia 30 de abril o resultado do Processo de Seleção 01/2024 – Edital 2, que tem como objetivo fortalecer organizações sociais nos estados do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. Inicialmente previsto para o dia 22 de abril, o anúncio foi adiado devido ao elevado número de projetos recebidos: ao todo, 1.666 propostas de instituições localizadas em 371 municípios.

A relação das iniciativas selecionadas estará disponível no site oficial da Itaipu (https://www.itaipu.gov.br/itaipu-mais-que-energia-edital-2), dentro do programa “Itaipu Mais que Energia”, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Este é o segundo edital lançado pela binacional com foco nas organizações sociais. Os recursos financeiros serão distribuídos em quatro eixos estratégicos: Conservação da Biodiversidade, Desenvolvimento Comunitário, Produção Sustentável e Saúde e Bem-estar Social. Ao todo, são 13 linhas de atuação contempladas, incluindo restauração florestal, agroindústria, educação popular e fortalecimento da pesca profissional e da aquicultura familiar.

Em 2023, o primeiro edital foi voltado às gestões municipais e envolveu ações em áreas como saneamento ambiental, energias renováveis, manejo de água e solo, além de obras sociais e de infraestrutura.

A Caixa Econômica Federal é responsável pela gestão operacional dos convênios firmados com os municípios, incluindo avaliação técnica, execução das atividades e pagamentos, assegurando a transparência na aplicação dos recursos.

O programa Itaipu Mais que Energia está alinhado às políticas públicas do governo federal e contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos 434 municípios da área de atuação prioritária da usina — 399 no Paraná e 35 no Sul do Mato Grosso do Sul — que somam mais de 11 milhões de habitantes em uma área de 200 mil km².

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!