Teve início nesta terça-feira (8), na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o II Workshop Aisa. O evento reúne instituições parceiras para apresentar os resultados parciais do programa Ação Integrada de Solo e Água (Aisa), que une Itaipu Binacional, Embrapa, IDR-Paraná, Esalq-USP e Faped, com foco na sustentabilidade da produção agropecuária.
Segundo Hudson Lissoni Leonardo, gestor e idealizador do programa pela Itaipu, as pesquisas avaliam os impactos das boas e más práticas agrícolas nas bacias hidrográficas do Paraná e Mato Grosso do Sul. “As boas práticas aumentam os lucros do produtor rural e ainda beneficiam Itaipu na produção de energia hidrelétrica”, afirmou.
O programa contribui para a previsibilidade da geração energética, utilizando dados sobre infiltração e percurso da água no solo. Com esses parâmetros, modelos hidrológicos ajudam a estimar o volume de água que chega ao reservatório da usina, explicou Luiz Henrique Maldonado, da Divisão de Estudos Hidrológicos da Itaipu.

Entre as práticas analisadas estão técnicas de conservação de solo como plantio direto, rotação de culturas, uso de terraços e preservação de florestas nativas. Essas ações reduzem erosão, evitam o assoreamento e aumentam a retenção hídrica do solo. O apoio da Itaipu ao Aisa integra o programa “Itaipu Mais que Energia”, alinhado a políticas públicas federais.
Marcelo Francia Arco-Verde, da Embrapa Florestas, destacou a importância da vegetação nativa para o equilíbrio térmico e hídrico, fundamental para a produtividade agrícola. “A preservação das matas garante nascentes ativas e reduz impactos ambientais”, ressaltou.
Mais de 400 profissionais estão envolvidos no Aisa, sendo 150 apenas no IDR-Paraná, que participa de 11 projetos de pesquisa e extensão rural. Para Vânia Moda Cirino, diretora de pesquisa do instituto, o programa representa avanço científico e fortalecimento das políticas agrícolas sustentáveis.
Simone Anjos, da Faped, destacou a importância da transparência e da gestão eficiente dos recursos, com a contratação de 100 profissionais para atuação direta no projeto. “Esse e é essencial para alcançarmos os resultados esperados”, afirmou.
A apresentação dos resultados segue até quarta-feira (9), no Cineteatro dos Barrageiros, em Itaipu Binacional.