
Após duas semanas com informações parciais, a Receita Federal liberou, nesta terça-feira (1º), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 com todos os dados necessários. O atraso ocorreu devido à greve dos auditores-fiscais.
A partir de hoje, a declaração também pode ser feita pelo aplicativo Meu Imposto de Renda no celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), ampliando as opções além do programa gerador do IR. Esses recursos também sofreram atraso em decorrência da paralisação.
Além de tornar o preenchimento mais rápido e prático, a declaração pré-preenchida garante prioridade no recebimento da restituição.
Quais dados estão incluídos na pré-preenchida?
Os contribuintes já podem ar automaticamente informações como:
- Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
- Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
- Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
- Carnê-Leão Web;
- Rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave;
- Códigos de juros e restituições recebidas no ano-calendário;
- Saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos e doações realizadas;
- Criptoativos, contas bancárias e ativos no exterior;
- Contribuições para a previdência privada.
Na fase inicial de liberação da declaração, apenas os dados da Dirf, Dimob, Dmed e Carnê-Leão Web estavam disponíveis. Agora, todas as informações foram incorporadas.
Declaração via celular ganha espaço
O preenchimento pelo aplicativo Meu Imposto de Renda permite que os contribuintes declarem sem precisar baixar o programa no computador. O site do e-CAC também foi atualizado para oferecer preenchimento e envio online.
A Receita Federal planeja substituir o Programa Gerador da Declaração (PGD) pelo modelo online e mobile, mas ainda não definiu uma data para a descontinuidade da versão tradicional.
“Temos investido fortemente no Meu Imposto de Renda. Em algum momento, o PGD será descontinuado em favor dessa solução online, que é mais segura”, afirmou José Carlos Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda.
Prazo de entrega e recomendações
O prazo para envio da Declaração do IRPF 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio, às 23h59min59s.
A Receita recomenda que os contribuintes confiram todas as informações pré-preenchidas comparando com sua documentação. Caso haja divergências, é necessário corrigir manualmente.
Para este ano, a Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações, um aumento de quase 7% em relação a 2024.