A Assembleia Legislativa do Paraná celebrou, nesta terça-feira (18), os 90 anos do Porto de Paranaguá em uma sessão solene proposta pelo deputado Hussein Bakri (PSD). O evento reuniu lideranças políticas, empresários e representantes da empresa Portos do Paraná, que istra o terminal.
Durante a solenidade, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou os investimentos no porto, incluindo o projeto Moegão e a obra do Píer em “T”, que receberá R$ 1 bilhão em recursos. “O Porto de Paranaguá foi eleito cinco vezes consecutivas o mais eficiente do Brasil e bateu recordes, ultraando 66 milhões de toneladas movimentadas no último ano”, ressaltou.
A vice-presidente da Casa, deputada Flávia Francischini (União), enfatizou o reconhecimento internacional do porto. “É um orgulho para o Paraná e para o Brasil. A homenagem reflete a importância estratégica do terminal para a economia nacional”, afirmou.
O vice-governador Darci Piana e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, também participaram da cerimônia, enaltecendo o papel do porto na exportação de produtos agrícolas e no desenvolvimento do estado. Representantes da Marinha do Brasil reforçaram a relevância do terminal, que é o maior porto graneleiro da América Latina.

Histórico e importância econômica
Inaugurado em 17 de março de 1935, o Porto de Paranaguá se consolidou como um dos principais hubs logísticos da América Latina. Atualmente, é referência em eficiência portuária e responsável por 30% da exportação de carne congelada do Brasil, além de ser o maior ponto de entrada de fertilizantes no país.
istrado pela empresa pública Portos do Paraná desde 2019, o porto vem modernizando sua infraestrutura e busca otimizar ainda mais seus 5.300 metros de cais. Com os leilões de arrendamento previstos para este ano, Paranaguá será o primeiro porto do Brasil com 100% das áreas públicas regularizadas.