Quero saudar-te, Bandeira do Brasil nesse recanto da Pátria , de gente hospitaleira, dos companheiros e das companheiras que professam o ideal de “Servir Sempre”, para lembrar-te, nas cores dessa exuberante natureza: – no verde dos pródigos pinheirais e nas cambiantes colinas dos Campos Gerais; – no amarelo florido dos ipês, baldaquim de nossas matas, …
Novamente a Grande e Santa noite do Cristianismo está a chegar com suas luzes, cores e expectativas, para todos aqueles que o veneram. Tempo de vitrines enfeitadas, de músicas natalinas pelas ruas, de gente feliz fazendo compras e que am apressadas, tempo de um maior movimento de carros barulhentos, das crianças achatando o nariz nos …
A Academia Paranaense de Letras (APL) e a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) perderam, nos últimos meses, membros acadêmicos que deixam lacunas nas áreas de profícua pesquisa, em obras publicadas, na criação e execução de projetos, na participação em sessões solenes e reuniões de trabalho programadas. Na ALVI, nos deixaram as confreiras …
Antes de abordar esse título do Concurso de Poesias, promovido pelo Colégio Estadual Neusa Domit, para o qual aceitei ser um dos integrantes da Banca Julgadora, gostaria de fazer referência a dois elementos primordiais do evento: versos e poesia. O que são? Talvez para alguns seja redundante definir, num momento em que tanto se fala …
Nesse último dia 15 de agosto, nossa histórica e bela Estação Ferroviária União, inaugurada em 1942, comemorou seus oitenta e dois anos. Nesse espaço, que me foi concedido para temas referentes a educação, cultura e história em geral, pelas direções deste Jornal há mais de trinta anos, ocupei-me muitas vezes para falar da nossa antiga …
O frio e a garoa da noite, em 31 de julho último, não impediram que junto a diretoria da Associação de Artistas Plásticos Amadeu Bona, aceitássemos o convite de Beatriz Bolbuch para, em sua residência, participarmos de uma reunião com a turma de acadêmicos da FAFI/Unespar, do curso de História, na disciplina de patrimônio. Acompanhados …
ados mais de sessenta anos vem a baila, numa reunião da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, o livro que hoje me serve de inspiração para esse espaço. “CONVÉM CASAR” chegou-nos as mãos, minhas e do meu marido, com uma gentil dedicatória feita em 1970 pela senhora Lucia Russo, esposa do autor, João Guilherme …
De todos os monumentos erigidos em União da Vitória o mais imponente e importante para a história da região iguaçuana, pela sua simbologia e beleza artística, é certamente aquele que melhor marca os 100 anos do Município. Um conjunto de retratando a agem de tropeiros pelo vau do Iguaçu, origem do povoado e um …
Um conjunto harmonioso de belas vozes, técnica perfeita e mais a criatividade no talento, revelados em belos arranjos musicais. Assim podemos nos referir a apresentação do grupo “CANTARE” que tivemos o prazer de aplaudir no Cine Teatro Luz, no último domingo. Os espaços para o público tornaram-se pequenos para quem, ansiosamente, aguardava ver, naquele palco …
Comunidade dos Apóstolos (1986 – 1922) Em Porto Vitória os primeiros alemães, que chegaram em 1886, receberam mais tarde, lá por 1890, a visita do pastor Otto Kuhr e do senhor Hans Clausen. Vieram de canoa, pelo rio Iguaçu, com o propósito de averiguar como estavam os imigrantes em relação a prática religiosa dos luteranos …
O termo comunidade usualmente é para designar um grupo de pessoas que vivem numa área geográfica, urbana ou rural, com a mesma cultura e história, sob um governo comum. Dependendo da homogeneidade do grupo, quanto a sua formação e interesse, o termo é amplo e tem denominação específica. Quando nos referimos a um grupo que …
Vamos falar, orgulhosamente, da comemoração dos 200 anos da Presença Luterana no Brasil e 140 anos no Vale do Iguaçu, comemoradas no último final de semana através do espetáculo encenado com o título do qual nos valemos para este espaço. Em duas noites consecutivas, após esforçados trabalhos da comissão responsável em organizar o histórico roteiro, …
Antes que esqueçamos os fatos é bom fazermos uma revisão dos mesmos e contar como foi o início de tudo. Modificadas ao longo do tempo, esquecidas partes, contadas tantas vezes ao prazer de cada um, creio que a origem, o como tudo começou, o surgimento das ideias para realizações, assim como o final fazem parte …
“A arte é força imanente. Não se compra não se aprende, nasce e morre com a gente.” Com esse pensamento justificamos a importância de uma associação que, reunindo pessoas dotadas de dons artísticos possibilita, não somente uma auto realização como também favorece a obtenção de recursos econômicos e preservação da cultura. E aqui, cumpre-nos dizer …
Por ocasião de Inauguração da Praça do Professor, construída pela Prefeitura Municipal de Porto União, na Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, fui incumbida de fazer a apresentação do homenageado, professor Aluizio Witiuk, grande mérito para mim que fui uma de suas professoras. Pesquisando um pouco sobre sua vida, cumprimentei-o prazerosamente com o seguinte texto: Vivíamos um …