João e Mariana estiveram casados por 6 anos. Do casamento nasceu o filho Vitor, que estava com 4 anos de idade quando do processo de divórcio. O acordo que estabeleceu todas as condições da separação foi homologado sem a necessidade de processo judicial, formalizado em audiência prévia de mediação. No acerto a guarda compartilhada, permanecendo …
Conversava com minha equipe nos últimos dias sobre os temas tratados nas últimas crônicas neste espaço, especialmente, sobre a sensibilidade dos casos trazidos, muitos deles relatando histórias “pesadas” verificadas em nosso cotidiano de trabalho no fórum. Em outro olhar, rememoro que boa parte das crônicas aqui já relatadas nesse último ano são narrativas que apesar da …
Pamela era estudante de Psicologia, e havia conseguido um trabalho para ajudar a pagar a faculdade. Estava animada com o primeiro emprego. Morava na época com a mãe, a qual com sua renda não conseguia custear o curso tão sonhado pela filha. Nos primeiros dias de trabalho ficou contente por ter várias colegas mulheres no …
A pergunta foi realizada por mim na audiência em que o adolescente Willian, 16 anos, era interrogado. Estava preso (apreendido é o termo que consta na lei, por ser menor de idade) há dois dias. O motivo da prisão as graves lesões causadas por violenta agressão que havia praticado em face de uma amiga. Ao …
Pouco antes a mulher vítima de violência doméstica havia sido atendida por uma de nossas psicólogas. Antes de conversar com ela pedi que resumisse a entrevista. “Doutor Carlos, foi muito difícil. À medida que fui avançando nos questionamentos sobre o comportamento do marido, ela interrompeu o processo de fala, ficou por longo tempo emudecida, não …
“Eu já estava feliz que ele nunca mais vai entrar em sala de aula! Agora finalmente a prisão! Muito obrigado Doutor Carlos!” A mensagem chegou no WhatsApp pela manhã do jovem Juliano, 18 anos, que eu havia atendido meses antes. Quando da primeira procura ele relatou que na época da escola, quando ainda estudava no …
Das questões mais sensíveis que atendemos no fórum, certamente são as situações que envolvem as crianças afastadas de sua família de origem em razão de maus-tratos, violências, negligência e todo o tipo de descaso, que muitas vezes as colocam em situações de grave risco. Algumas delas depois de abrigadas nunca mais voltam para a família …
“Doutor Carlos, queremos muito agradecer sua presença hoje em nosso CEMEI, na abertura de nossa exposição de artes. Também sua importante fala para nossos aluninhos, pais e mães aqui presentes”. O CEMEI estava lotado. Alunos e pais na minha frente, de um lado, de outro, preenchiam todo espaço muito bem organizado, onde permaneceram em respeitoso …
Em certas fases da vida inevitavelmente exercemos papéis conforme o local que frequentamos, atuando como verdadeiros personagens, incorporando, enaltecendo ou encobrindo características pessoais. Não raro calculamos de forma mais cautelosa as falas e comportamentos, especialmente quando estamos em ambiente diferente, conhecendo pessoas vinculadas a um novo relacionamento afetivo, por exemplo, e não raro até mesmo …
O caso foi encaminhado para atendimento ao nosso CEJUSC – Centro de Cidadania pelo Conselho Tutelar. No relato a preocupação da família com o comportamento da adolescente Rafaela, 12 anos, que ava muito tempo sozinha no quarto, não se relacionava mais com as amigas da escola, ainda estaria fazendo desenhos em que descrevia pessoas conhecidas, …
A mensagem de espanto me foi ada pelo escrivão eleitoral, que se aproximou da janela que dava para a frente do fórum, e rapidamente olhou pela pequena fresta da cortina fechada. Em seguida completou: “Estão muito próximos Doutor Carlos, já ultraaram a faixa e os cones que a polícia militar havia colocado”. Ano ado escrevi …
Recebi no início desta semana uma carta, entregue pessoalmente, por uma mulher atendida por nosso Cejusc. Larissa, jovem servidora pública, muito dedicada e comprometida com o trabalho que exerce, cumpre seu papel em profissão de grande risco, com louvor e destaque. Da sua carta constou: “Eu não poderia ar nem mais um dia sem demonstrar …
Era um dia frio de inverno muitos anos atrás, já havia terminado as audiências daquela tarde, e ao voltar para minha sala puxei meu celular para atualizar as mensagens que tinham chegado. A psicóloga da saúde do Município me chamou no WhatsApp algumas horas antes: “Doutor Carlos, bom dia. Eu atendo uma adolescente aqui na …
Umas das coisas mais legais na abertura de canal de contato que tenho atualmente com as pessoas que nos procuram é o recebimento do . O retorno dos envolvidos, seja bom ou ruim, quase sempre vem. E nem precisa pedir. Como há uma situação de pertencimento, de proximidade e atenção, naturalmente aqueles que atendemos fazem …
Três mulheres. Três histórias de mulheres vítimas de violência dos seus companheiros. Uma delas não está mais aqui para contar sua tenebrosa história. Celia trabalhava como assistente social na prefeitura de sua cidade. O marido, policial aposentado. Do casamento uma filha, dois anos. Já havia procurado sete vezes a Delegacia de Polícia onde morava para …