“Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha(…) para onde?” Carlos Drummond de Andrade A luz apagou, a noite esfriou, o povo sumiu, a Constituição virou um brinquedo nas mãos dos ministros do STF, que subjetivaram a tarefa de interpretar de …
Houve um movimento trágico para o Direito brasileiro nos últimos anos que pode ser resumido em uma única declaração do ministro Gilmar Mendes, em evento promovido em Madri, pela OAB, nesta semana: disse que o STF agiu de forma ativista em relação ao dia 8 de janeiro, respaldado no “dever de ação” da Constituição Federal. …
No último fim de semana, o STF, por meio de seu presidente, o ministro Barroso, decidiu se manifestar oficialmente contra uma reportagem da revista The Economist, publicada na semana anterior. A nota oficial, que pretendia ser um desagravo institucional, revelou-se um tiro no pé. Em vez de mostrar força e institucionalidade, a resposta de Barroso, …
A nossa Constituição deu ao Supremo Tribunal Federal a última palavra. A outorga não foi pequena. Em nome da estabilidade e para que nenhum poder da República pudesse se arvorar a se dizer o dono da verdade, demos aos ministros o poder de dizer o que é e o que não é, conforme a Constituição. …
Não entendo ser correto avaliar que o saldo da visita do relator Pedro Vaca da OEA ao Brasil foi deixar o STF exposto e temeroso. Escutei de fontes importantes que o Sr. Vaca chegou a demonstrar irritação com a insistência nos relatos de perseguição política. A OEA e os integrantes que a representam não são …
Conta o poeta grego Homero, em sua Ilíada, que, durante a guerra com Troia, os gregos construíram um grande cavalo e o fizeram entrar na cidade fortificada inimiga como um presente. No oco cavalo havia soldados gregos. Por essa razão se usa até hoje a expressão “presente de grego”, com uma conotação negativa. Pois bem, …
Parece que não é mais segredo para ninguém que, assim como existiu no Brasil um consórcio de mídia, durante a crise pandêmica, existe hoje no país uma espécie de consórcio estatal, unindo o Poder Executivo à Suprema Corte, sob a justificativa de terem de enfrentar uma crise democrática. Não sei dizer sobre a crise da …
O X ficou suspenso durante as eleições de 2024. Não teve um pingo de boa vontade do Supremo para que retornasse, mesmo a plataforma tendo se esmerado para cumprir as exigências faraônicas da Corte. Visto pelos ministros como uma rede tóxica, por dar voz a políticos e discursos de direita, o X foi tratado como …
Não sou bom em Física, mas sei que tudo que estica uma hora volta ao estado normal. É assim com o elástico de um estilingue, e também será com os exageros abusivos de nossa mais alta Corte. O problema é que, diferentemente do elástico do estilingue, os abusos deixarão marcas eternas em todos nós. Já …
A crítica aos memes sobre o ministro Fernando Haddad aparentemente expôs o que de mais ridículo há na sociedade brasileira, afinal, não demorou para que políticos e jornalistas de esquerda buscassem desqualificar a crítica bem-humorada dos memes, chegando ao absurdo de cogitar que fosse uma investida merecedora de regulação e censura. Mas não há nada …
O cerco se fechou para o caso Filipe Martins. São muitas as provas de que ele não viajou indevidamente aos EUA, muitas as provas favoráveis à sua soltura, tornando a manutenção de sua prisão um foco de exposição das irregularidades jurídicas desta investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal. Como sabemos que não há como …
O STF recuará de seu ativismo militante quando governo e Judiciário conseguirem regular as redes sociais. As redes têm leis, mas não as que permitem ao STF controlar o discurso da mesma forma que tem feito por meio dos inquéritos sigilosos e de sua competência universal para investigar e julgar qualquer um por qualquer motivo. …
Nos últimos dias, uma avalanche de informações sobre liberdade de expressão nas redes sociais foi lançada ao debate público. Naturalmente, muita bobagem. Trago a este artigo as mais relevantes. Primeira mentira: o mundo era melhor antes das redes e a tecnologia ameaça a democracia. O mundo antigo soa sempre melhor aos mais velhos. Não porque …
Já escrevi artigo explicando que, no Brasil, e em boa parte do mundo, agregar o termo “extrema” ao pensamento da direita é um artifício das esquerdas para que os que pensam diferente sejam vistos como um bando de radicais que devem ser silenciados e criminalizados sempre que se expem, sobretudo, nas redes sociais. E por …
O novo governo federal ou praticamente três meses comemorando a conquista do voto popular. Segundo eles mesmos, tratava-se, afinal, da vitória do bem contra o mal, do amor contra o fascismo, das cores do Brasil contra as do obscurantismo. Não só. Era também, segundo os advogados da corte governista, a vitória do humanismo, do garantismo, …