Robert Francis Prevost é eleito 267° Papa, adotando nome de Leão XIV
A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina na quinta-feira, 08, às 13h07, no horário de Brasília, e o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro anunciavam que o Conclave havia terminado. A eleição do novo Papa, que começou na quarta-feira, 07, chegou ao fim no quarto escrutínio do segundo dia de votações. O escolhido foi o cardeal Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV.
Após o tradicional anúncio de “Habemus Papam” pelo protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, Papa Leão XIV dirigiu-se, da Sacada Central da Basílica de São Pedro, às mais de 100 mil pessoas presentes na Praça de São Pedro, e ao 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo.
Em seu primeiro pronunciamento como pontífice, Leão XIV lembrou o discurso de seu antecessor, Papa Francisco, no domingo de Páscoa, o último feito antes de sua morte. “O Papa que abençoava Roma concedia a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me prosseguir com essa mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos em frente. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e seu amor. Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”.
“A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, do mundo inteiro, queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem”, completou.
Biografia
Robert Francis Prevost, de 69 anos, nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, o que o torna o primeiro Papa Americano da história. Prevost é também o primeiro Papa pertencente à ordem dos agostinianos, reconhecendo Santo Agostinho como mestre e guia espiritual.
Estudou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou Filosofia. Em 1º de setembro do mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.
Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica. Em 1985 foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru. Durante onze anos, ocupou os cargos de Prior da comunidade, Diretor de Formação e formador dos professos e na Arquidiocese de Trujillo foi Vigário Judicial e Professor de Direito Canônico, Patrística e Moral no Seminário Maior “São Carlos e São Marcelo”.
Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana. Em outubro de 2013, retornou à sua província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, primeiro conselheiro e vigário provincial; cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou, em 03 de novembro de 2014, apostólico da diocese peruana de Chiclayo.
Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Foi criado cardeal em 30 de setembro de 2023. Em 06 de fevereiro deste ano, ele foi promovido à ordem dos bispos pelo Pontífice argentino, obtendo o título de Igreja Suburbicária de Albano.
Voltar para matérias