MINI TLC realiza 100º encontro no Vale do Iguaçu
Criado em 1967 pelo padre Haroldo Rahm, em Campinas, o Treinamento de Liderança Cristã (TLC) chegou ao Vale do Iguaçu em 1977, por intermédio do padre Abel Zastawny. Os encontros destinados a jovens com 18 anos ou mais acontecem desde então. No ano seguinte, os adolescentes também foram incluídos, em reuniões específicas para os jovens entre 13 e 17 anos, o tradicional Mini TLC, que no sábado, 1º, realizou seu 100º encontro.
Paulo Zanetti, carinhosamente chamado de Tio Dan, que participa da organização do Mini TLC desde 1981, relata que os encontros acontecem na Casa de Formação Cristã, e duram um final de semana com a realização de palestras, treinamentos, e termina com uma missa, no domingo. Nos encontros, os organizadores trabalham o resgate dos jovens com a família e a inserção na comunidade para que se tornem pessoas úteis no futuro. Após 44 anos dedicados ao grupo, Paulo demonstra orgulho a respeito do trabalho realizado. “Não consigo mensurar o tamanho da minha satisfação. É uma coisa muito grande e eu só posso alegar isso a uma coisa: Deus. Se você me perguntar se existe Deus eu respondo que existe e está lá na casa de formação”.
Desde a criação, mais de 10 mil jovens das 13 cidades da Diocese de União da Vitória e também da vizinha, Porto União, já aram pelo Mini TLC. Muitos deles, hoje, possuem papel de destaque na sociedade. “É um evento que engloba toda a Diocese. Temos vereadores, prefeitos, deputados estaduais, juízes, advogados, engenheiros que já aram pelo Mini TLC”, explica Paulo.
O Mini TLC 100 também foi uma oportunidade para rever amigos e matar a saudade. Para abril, entre os dias 25 e 27, já está planejada a realização da edição número 101, essa voltada para jovens que nunca participaram do Mini TLC. Paulo indica que os interessados em participar podem procurar a secretaria de qualquer paróquia da Diocese ou membros do grupo para realizar a inscrição. “O que acontece no Mini TLC? Faça que você vai ver”, instiga.
Os encontros na Casa de Formação Cristã acontecem algumas vezes por ano. Em todos os outros finais de semana, aos sábados, são realizadas as reuniões, com participação de 80 a 100 jovens, na igreja São Judas Tadeu, sob orientação do padre Emilio Bortolini. Durante o ano, o grupo também realiza ações sociais voltadas principalmente para idosos e crianças carentes.