Melhor pescador de traíras do Paraná é morador do Vale do Iguaçu

O melhor pescador de traíras do Paraná é morador do Vale do Iguaçu, e não é apenas história. Jeffrey Lara foi campeão estadual de pesca esportiva na modalidade okapari, a tradicional pesca em barranco. Em 2023, ele já havia terminado a competição em um honroso quinto lugar. Mas, em 2024, ninguém superou Jeffrey ao final das 10 etapas disputadas em Fazenda Rio Grande, Curitiba, Tijucas do Sul e Mandirituba. Com o título, agora ele ocupa o 1º lugar no ranking da Federação Paranaense de Pesca Esportiva (Fepap), sendo um dos únicos pescadores que pegou peixe em todas as etapas, superando mais de 200 pescadores participantes do Paranaense de Pesca Esportiva.

Melhor pescador de traíras do Paraná é morador do Vale do Iguaçu

A paixão pela pesca vem desde pequeno e, de dois anos para cá, Jeffrey ou a se dedicar mais ao esporte, treinando todos os finais de semana ou participando dos torneios. Neste final de semana ele estará em Rio Bonito do Iguaçu (PR) para receber a premiação oficial da FEPAP dos melhores do ano na modalidade. “A pesca da traíra envolve muita técnica, paciência e dedicação. Só é possível utilizar iscas artificiais”, conta o pescador.

Como foi a vitória

Jeffrey começou a última etapa do campeonato na quarta colocação, almejando o vice-campeonato. “O cara que estava em primeiro liderou da segunda etapa até a nona. Eu estava 15 pontos atrás dele”, relembra. Mas a prova realizada em Umbará trouxe uma grata surpresa.

Na competição, são avaliados os três maiores peixes pescados por cada participante. Eles são medidos em uma régua oficial e, posteriormente, devolvidos à água. A regra é não maltratar os animais. Em Umbará, Jeffrey fez o que considera a pescaria da vida, conseguindo capturar uma traíra de 44cm, animal considerado de tamanho médio. Com isso, precisou escolher mais dois peixes entre os sete capturados na etapa. As três traíras pescadas por Jeffrey na última etapa garantiram pontos suficientes para que pulasse à primeira colocação.

Para Jeffrey, essa foi uma grande conquista, vinda após um ano inteiro de dedicação ao esporte. “Amigos ficaram felizes, porque todo mundo viu o quanto eu queria isso”, comenta. “Faz dois anos que eu participo dos campeonatos de pesca esportiva e já conquistei mais de 30 troféus pela região do Paraná e de Santa Catarina. O Paranaense foi um dos títulos mais importantes até o momento. E em 2025 tem mais”, garante Jeffrey.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias