COLUNA PELO PARANÁ: Economia e sustentabilidade

O governador Ratinho Júnior (PSD) apresentou os avanços econômicos e sociais do Paraná em uma palestra para empresários do Lide, em Brasília. Ele destacou que, desde 2018, o PIB do estado cresceu 63%, o desemprego caiu para 3,3% e o Paraná se mantém na liderança em educação e sustentabilidade. Além disso, ressaltou investimentos na industrialização agrícola, tecnologia educacional e energias renováveis. Nesta quarta-feira (26), o governador participa de mais um encontro do Lide, desta vez em Recife.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Inovação e IA
O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), destacou no Smart City Expo Curitiba ações de inovação e transparência, como o Código do Empreendedor e a Política de Cidades Inteligentes. Ele também anunciou um convênio com o Google para uso de inteligência artificial no Legislativo.

Linhas pré-pagas
O deputado Beto Richa (PSDB) propôs um projeto de lei que amplia de 75 dias para um ano o prazo para usuários de linhas pré-pagas manterem seus números ativos, mesmo sem créditos. A medida visa proteger especialmente a população de baixa renda, oferecendo mais tempo para regularização do serviço.

CNH Social
O governador Ratinho Júnior (PSD) enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a “CNH Social”, oferecendo a emissão gratuita de Carteiras de Habilitação para pessoas com renda de até três salários mínimos. O programa atenderá até 5 mil pessoas em 2025 e terá modalidades específicas, como incentivo à inclusão de mulheres e pessoas com deficiência. O líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), solicitou urgência na tramitação do projeto, visando reduzir desigualdades sociais no o ao mercado de trabalho.

Safra
Os produtores de soja do Paraná já colheram mais de 90% da área plantada até 24 de março, segundo o Deral. A produtividade da safra 2024/2025 deve atingir 3.673 quilos por hectare, superando os 3.200 quilos da temporada anterior. O aumento é atribuído às condições climáticas favoráveis e ao aprimoramento das técnicas de manejo.

Safra II
A colheita da soja no Paraná avançou nove pontos percentuais em uma semana, alcançando 90% da área total, conforme o Deral. A produção estadual deve crescer 14%, atingindo 21,189 milhões de toneladas. Além disso, a qualidade das lavouras melhorou, com 90% delas classificadas como boas e nenhuma considerada ruim.

Corpo de Bombeiros
Sancionada a lei que cria os 4º e 5º comandos regionais do Corpo de Bombeiros do Paraná, adicionando 105 novas vagas para oficiais e praças. Com isso, o efetivo total da corporação chega a 5.415 militares. A descentralização dos serviços permitirá um atendimento mais ágil nas unidades de Curitiba, Cascavel e Londrina. O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, afirmou que a medida reforça a eficiência operacional e amplia a segurança da população.

Projeto de naming rights
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou o projeto do governador Ratinho Júnior (PSD) que autoriza a cessão de naming rights de espaços publicitários e a adoção social de bens públicos. A proposta prevê ainda a criação de um conselho curador para gerenciar as iniciativas. Na mesma sessão, também foram aprovados projetos de lei relacionados à CNH Social, ao Conselho Indígena e à organização da Polícia Militar do Paraná.

Apoio às mulheres
A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, promoveu um encontro no Palácio Iguaçu para destacar programas de apoio às mulheres. Entre eles, o Banco da Mulher, que já liberou R$ 236 milhões em créditos, e o Mulher Segura, que ajudou a reduzir feminicídios em 18%. O evento reforçou a importância de ampliar redes de apoio e ações sociais em todo o estado.

Prazo para negativação
Deputados estaduais decidiram manter o prazo de 30 dias para negativação de inadimplentes, rejeitando a proposta de redução para cinco dias. A decisão foi aprovada por 44 votos a um, com o único voto favorável do autor da proposta, deputado Fábio Oliveira (Podemos). A manutenção do prazo segue o Código de Defesa do Consumidor e reforça a proteção ao consumidor.

Polarização
A crescente polarização política no Brasil, dividindo o país entre o PT e a extrema-direita, tem gerado um clima de tensão que afeta não apenas a política, mas também as relações sociais e familiares. A radicalização das ideologias, alimentada por fake news e ataques pessoais, enfraquece a democracia e ameaça a construção de um projeto coletivo para o país. Superar essa divisão é essencial para restaurar a confiança, o diálogo e a estabilidade social.

Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias